Acompanhamento de pessoas no final do ano

O final do ano é uma época especial de celebração e reflexões sobre o ano que passou e o que ainda está por vir. É também neste momento que muitas pessoas resolvem se reaproximar da religião ou começar algum tipo de trabalho voluntário, movidas pelo espírito de solidariedade.

Em meio a tantos compromissos, é importante não deixar de lado o acompanhamento, pois essa é uma excelente época para a igreja alcançar novas pessoas, reaproximar membros afastados e também promover a ações sociais.

Quando a igreja possui muitos membros, a ferramenta para acompanhamento de pessoas e o aplicativo pode tornar a comunicação mais rápida, aproximando a liderança dos fiéis e facilitando a administração, tornando esse processo ainda mais facilitado.

Não dá para esquecer!

Final de ano é o momento de aproveitar as férias e visitar os familiares, fazer uma viagem para curtir o verão ou, ainda, há aqueles que preferem escapar para lugares mais frios e restritos. 

Em todo caso, sua igreja precisa estar preparada para a ausência de alguns membros durante esse período.

 > Organize escalas de trabalho dos ministérios e equipes para que o bom andamento dos cultos e atividades não seja afetado pela ausência de alguns membros durante o período de férias.

 > Adiante o planejamento e a produção dos conteúdos informativos sobre cultos, eventos e avisos, tanto físicos, das redes sociais, como do site e aplicativo.

> Se antecipe com o planejamento de eventos e celebrações na igreja, adiantando a venda de convites ou as confirmações de presença.

> Reforce a importância dos membros participantes de grupos, células e ministérios avisarem com antecedência o tempo de abstenção, para que nenhuma área fique sem atividades por falta de pessoas.

Outro ponto de extrema importância é a arrecadação de dízimos e ofertas. As portas da igreja continuam abertas durante o período de férias, por isso, essa ordenança não pode ser deixada de lado pelo cristão.

Para facilitar, com os recursos financeiros da Plataforma Prover, você pode criar planos de contribuição para que os membros escolham o valor e a data da doação para que os dízimos e ofertas sejam feitos de forma automática, sem precisar se preocupar durante o período de férias.

Espalhe o espírito de solidariedade

Além de fortalecer os laços de união entre os irmãos com as tradicionais celebrações e cultos especiais, o final do ano também é um momento de dedicação e demonstração de amor ao próximo dentro e fora da igreja.

Por isso, as lideranças dos ministérios podem e devem reforçar a Cultura de Voluntariado idealizando projetos e ações solidárias, que demonstram o propósito da igreja em servir à comunidade.

Confira o e-book gratuito Implementando a Cultura do Voluntariado | Como engajar sua igreja e saiba como promover essa ideia.

Sua igreja também pode:

- Criar campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e calçados

- Promover ações com oferta de serviços gratuitos à comunidade

- Fazer campanhas de Natal Solidário e doação de brinquedos

- Apadrinhamento de cartinhas natalinas

- Oferecer refeições na igreja ou em locais na comunidade para os mais necessitados

Fique atento

Ex-membros podem sentir o desejo de visitar a igreja nessa época, por isso, deixe claro que eles são bem-vindos sempre que desejarem, demonstrando a alegria em recebê-los e que sua falta foi sentida. 

Recém-convertidos precisam de um acompanhamento mais próximo. Alguns podem tirar férias longas, podendo ficar vários dias afastados da igreja. Envie mensagens desejando boas festas, mostrando que a igreja aguarda ansiosamente o retorno.

Novos visitantes merecem uma atenção especial. Com a correria de final de ano e os muitos eventos que a igreja normalmente organiza, a boa recepção de novos visitantes não pode ser negligenciada. Esse é um ótimo momento para mostrar como sua igreja trata as pessoas.

Um ambiente acolhedor, com cuidado pastoral e acompanhamento contínuo, demonstra como sua igreja é o lugar ideal para receber as pessoas.

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.