Caso de Sucesso Cliente Prover: Igreja Cidade Viva
O voluntariado desempenha um papel extremamente valioso no fortalecimento da caminhada de fé dos membros e no crescimento da igreja como um todo, especialmente em relação ao desenvolvimento de projetos e de ministérios.
Ainda que cada pessoa tenha seus valores, princípios e seu próprio propósito de vida, é na igreja que estes objetivos individuais se encontram em benefício do coletivo. Esse trabalho fortalece o senso de comunidade e ajuda a igreja a cumprir sua missão.
A igreja Cidade Viva de João Pessoa, na Paraíba, é um exemplo no incentivo ao voluntariado e no desenvolvimento de projetos sociais diversos através da sua Fundação, que surgiu com o intuito de promover a dignidade do ser humano e a preservação do meio ambiente.
Atualmente, a igreja conta com mais de 2 mil voluntários que trabalham em cerca de 50 projetos, divididos em 7 eixos de atuação que representam o propósito da igreja; são eles: saúde, apoio à família, geração de emprego e renda, valores cristãos meio ambiente e ética, direito e cidadania.
O pastor Hygo de Paula Costa explica como conseguiram chegar a este nível de sucesso no servir: “O que mais utilizamos para impulsionar, é mostrar para quem quer servir a diferença em ser voluntário e servo. Esse é o nosso maior ponto de entendimento para o novo voluntário. Criamos também uma organização dos treinamentos por ministérios, que chamamos de capacitação. Outro ponto é a organização, tanto do ministério no geral, quanto a escala de trabalho.
Ele conta que, durante a pandemia, muitos membros acabaram se afastando da igreja, o que ocasionou a perda de vários voluntários. “Estamos observando que o número de voluntários vem crescendo e isso era uma meta da igreja junto com os líderes”.
Com os recursos integrados e ferramentas para acompanhamento da Plataforma Prover, essa e outras metas da igreja puderam ser alcançadas. “O que sentíamos falta, era conseguir integrar as pessoas nos ministérios. Ter algo mais rápido para que o membro ou visitante pudesse se engajar, e é isso que temos hoje com a Prover”, comenta Hygo.
Como engajar o voluntariado
“Em nossa igreja criamos um encontro mensal para novos voluntários que queiram servir em uma das 50 áreas de atuação. Chamamos esse encontro de ‘Ame&Sirva’. Durante duas horas, explicamos o que é ser servo (voluntário) e apresentamos todas as oportunidades de trabalho e como a igreja é importante nesse processo de servir ao próximo, atingindo um dos nossos valores que chamamos de ‘compartilhar’ meus dons, talentos, recursos etc.”
A área de voluntariado é o maior diferencial para o crescimento da igreja Cidade Viva, que conta com dois importantes movimentos que acontecem todos os anos, o Godstock e o Somos Um.
O que é o Godstock?
O Movimento Godstock começou em 2011 e, atualmente, integra o calendário oficial dos eventos dos municípios de João Pessoa (LEI n°: 13.090), do Conde (LEI nº: 900) e do Estado da Paraíba (LEI n°: 10.941), combinando ações em comunidades carentes, em instituições públicas e privadas e nas ruas. Além disso, são promovidos congressos e simpósios para a população sobre temas que envolvem desde arte e cultura à cidadania, evangelismo e diversos outros conteúdos.
“É uma onda de amor”, que combina diversas ações de dignificação da pessoa humana, evangelismo e práticas de proteção ambiental, em instituições e igrejas de denominações diversas, somando milhares de voluntários.
Ao contrário do festival de música americano Woodstock, o qual serviu de inspiração para o nome do movimento, o Godstock promove o resgate dos valores cristãos, com propósitos claros: praticar o bem, cuidar do próximo, doar um pouco de tempo e ser ativamente responsável pela construção de um mundo melhor.
Esta é a proposta do Godstock, que tem como slogan “Quando o amor vence”, mostrando que o amor de Deus vence o pecado e promove a salvação. Os seguidores de Jesus são chamados a sair das quatro paredes da igreja, levando para fora este “estoque do amor”, revelado na cruz do Calvário.
O que é o Somos Um?
O Somos Um é um encontro anual com todos os voluntários das igrejas da Cidade Viva, promovido com o intuito de demonstrar a valorização desse trabalho e agradecer pela atuação nas ações no decorrer do ano.
“Sabemos da importância dos nossos voluntários para o crescimento do evangelho, dentro e fora da igreja. Pensando nisso, promovemos um momento de agradecimento e valorização, regado a muita alegria e gratidão. Tamanho tem sido o sucesso e satisfação dos membros com esse evento que, sem dúvida alguma, fará parte do calendário anual da igreja” completa o pastor Hygo.
Quer saber mais sobre como engajar o voluntariado da sua igreja e seguir o exemplo da Cidade Viva? Baixe agora mesmo seu e-book gratuito Implementando a Cultura do Voluntariado.
A Prover pode ajudar a sua igreja ir além, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e agende uma apresentação.