Dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos na igreja

Como está a qualidade de vida dos idosos na sua igreja? Em muitas comunidades, o maior grupo são os idosos e mesmo assim alguns se sentem excluídos dentro das congregações.

E assim, é preciso que as igrejas desenvolvam a cada dia mais ministérios específicos com líderes que amem e compreendam que idosos precisam de cuidados.

Se a sua igreja ainda não tem um ministério para idosos voltado para desenvolver e cuidar ativamente da terceira idade, elencamos a seguir, algumas dicas que podem ser adotadas.

1. Desenvolva projetos

O primeiro passo, é desenvolver projetos que auxiliam na saúde com um profissional da área. E um deles é a terapia ocupacional, através dessa prática a terceira idade pode obter diversos benefícios relacionados ao bem estar físico e emocional. 

Além disso, você pode também promover cursos de artesanatos, oficinas, palestras e jogos para estimular as habilidades cognitivas e trabalhar as relações sociais.   

 Fisioterapeuta trabalhando com paciente idoso

2. Culto para idosos

Assim como há cultos de jovens, os idosos merecem ter uma programação voltada e organizada por eles, para que continuem ativos na obra. Mas lembre-se, a programação deve ser adaptada conforme as necessidades do público, desde o tempo de duração reduzido, até ao volume do som que pode incomodá-los. 

3. Organize eventos sobre os idosos na igreja

Em muitas situações do cotidiano os idosos sofrem preconceito e rejeição e assim deixam de ser ouvidos em diversos aspectos que são importantes para suas vidas. 

Sendo assim, para que suas necessidades sejam escutadas, organize momentos para que eles possam expressar suas opiniões e a partir disso crie estratégias para melhor atendê-los.

4. Inclusão digital para idosos

Introduzir novas tecnologias é uma ótima forma de integrar na igreja os jovens e idosos. Organizar atividades em que a juventude possa estar ensinando e tirando dúvidas dos mais velhos é extremamente benéfico tanto para a comunhão entre os irmãos, quanto para ampliar o conhecimento da terceira idade e ajudá-los na utilização deste recurso. 

Sua igreja já possui ministérios e projetos voltados para os idosos? Conta pra gente!

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.