Minha igreja cresceu, e agora?

Lá no início, sua igreja começou com propósitos bem definidos e direcionamento claro de onde desejava chegar. Ainda com poucos membros, era fácil manter um acompanhamento frequente, sabendo o nome de cada um, entendendo de perto seus problemas, dores e tendo até certa intimidade com suas vidas pessoais.

Com o passar do tempo, mais pessoas passaram a fazer parte da sua congregação e participar de ministérios, projetos foram nascendo e até o espaço físico se transformou. Sua igreja cresceu.

Com isso, o contato e o relacionamento com as pessoas tem sido cada vez mais distante. Os membros têm se afastado, deixado de participar de atividades e de grupos, e essa informação preciosa demora para chegar até o pastor, que não faz ideia do que está acontecendo.

Isso soa familiar?

Esse cenário não é raro entre as igrejas em expansão. Por isso, é importante entender que o crescimento traz consigo a necessidade de mais organização, planejamento e estratégia.

Quais o passos para um crescimento estruturado da igreja?

À medida que sua igreja cresce, ela não deve perder de vista o compromisso com o cuidado e a atenção às pessoas, afinal, o propósito do crescimento é alcançar cada vez mais vidas, e fazer o possível para que elas permaneçam no caminho certo.

Priorize a organização

Estruture suas equipes e defina líderes para as diferentes áreas da sua igreja, como ministérios, grupos de estudo e equipes de atendimento e acompanhamento de pessoas. Isso ajudará a distribuir responsabilidades e garantir que as necessidades dos membros sejam atendidas.

Ter um um calendário de eventos bem planejado facilita a comunicação de atividades e cultos, permitindo que todos estejam cientes das oportunidades disponíveis na igreja, seja para a participação ou para se voluntariarem a servir.

O espaço físico da igreja também precisa de organização para receber as pessoas. Com o aumento de membros, é preciso pensar em mais assentos, estacionamento, salas para crianças, espaços de convivência e para as atividades em grupo, como encontros de célula e eventos. 

Além disso, a igreja precisa estar preparada para incluir e receber pessoas com baixa mobilidade e/ou com diferentes tipos de deficiências, fazendo as adaptações necessárias para promover a inclusão.

Utilize a tecnologia de forma eficiente

À medida que a igreja cresce, aumenta também a necessidade de utilizar plataformas tecnológicas e sistemas de gestão eficazes para manter a organização e o acompanhamento adequado.

A tecnologia pode ser uma aliada poderosa para manter o foco no cuidado com as pessoas, com a implementação de uma plataforma de gestão inteligente e integrada.

Um sistema de gestão como a Prover pode simplificar muitos processos, como:

Cadastro de Membros e Acompanhamento: esse recurso pode rastrear informações essenciais sobre os membros, como histórico de frequência em cultos, participação em eventos e grupos e necessidades específicas, além de informações de contato.

- Comunicação Eficaz: com as ferramentas de comunicação, como site e App, os membros se mantêm mais informados sobre cultos, grupos, eventos, atualizações e atividades da igreja. Uma comunicação eficiente aproxima as pessoas e proporciona mais conexão.

Não deixe ninguém de fora!

À medida que novas pessoas se juntam à igreja, é vital garantir que elas se sintam bem-vindas e sejam completamente integradas à comunidade. 

Se sua igreja ainda não possui um ministério de boas-vindas ou de acolhimento, procure desenvolver grupos para a recepção de novos membros, destacando responsáveis por receber essas pessoas e realizar seus cadastros, direcionando-os para grupos específicos. 

Promova eventos sociais e incentive a participação nos pequenos grupos, para que os membros possam se conhecer em um ambiente mais íntimo e acolhedor, criando conexões.

É importante lembrar: em meio a uma expansão, sua igreja não pode se perder em questões administrativas e deixar de focar no crescimento espiritual e na caminhada de fé de cada membro. 

Mantenha cultos significativos, promova estudos bíblicos envolventes e incentive a prática da oração. O crescimento deve ser tanto espiritual quanto estrutural.

A jornada de crescimento da sua igreja é contínua e requer adaptação constante. 

Quando se consegue equilibrar o aspecto organizacional com a atenção pessoal, é possível promover um ambiente acolhedor e estimulante para todos os membros, independentemente do tamanho da sua igreja

Desejamos que este conteúdo ajude sua igreja a continuar a crescer com graça e propósito.

E para te ajudar ainda mais, te convidamos a conferir nosso minicurso gratuitoPlanejamento Estratégico e Organização Para Igrejas”, com dicas preciosas e estratégias para você organizar de vez, e com eficiência, todas as áreas da sua igreja.

Nosso curso foi especialmente pensado para igrejas que desejam combater a desorganização na gestão, falhas administrativas, além da falta de acompanhamento de pessoas e de controle financeiro.

Desejo acessar o minicurso gratuitamente!

Comece agora mesmo a impulsionar o crescimento da sua igreja com a Plataforma Prover! Agende uma apresentação com um de nossos consultores e conheça mais sobre as nossas soluções.

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.