Ministério Pastoral: como lidar com o esgotamento

Você já se sentiu desanimado na fé e pensou em desistir?

E como seria saber que seu pastor passa por isso muitas vezes em silêncio?

O legado de ser um pastor pode ser muitas vezes cansativo e solitário. 

No segundo domingo do mês de junho é celebrado anualmente o Dia do Pastor evangélico, um chamado tão nobre e que requer muita força e energia para cumprir. São tantos afazeres, pressão e cobranças que precisam de atenção, que muitas vezes os pastores acabam caindo em esgotamento e pensando na possibilidade até de deixar o cargo.

Embora a principal razão seja de realizar a obra de Deus, os pastores não estão isentos de problemas emocionais e físicos, isso se mostra pelos números que estão crescentes entre esse público.

Pastores consideram abandonar o ministério

A Barna Group, uma empresa especializada em pesquisas evangélicas e cristãs, apontou que 38% dos pastores pensam em deixar o ministério em tempo integral por não se sentirem bem emocionalmente e se questionam a respeito do cumprimento do chamado. 

A pesquisa foi realizada em dois momentos, em 2016, 85% dos pastores avaliaram a saúde mental como excelente, e no segundo momento, em 2021, durante a pandemia, esse número reduziu para 60%. 

Além disso, alguns relataram se sentirem solitários e isolados (43%), mesmo vivendo no meio de muitas pessoas, muitos não tem amigos em que possam confiar e compartilhar honestamente sobre seus medos e sentimentos.

O assunto a respeito do esgotamento emocional entre pastores ainda é pouco comentado, alguns ainda tem a visão que um pastor é alguém superior, alheio aos problemas humanos e muitos ainda sofrem calados em seus ministérios por temerem como a igreja pode reagir a esse assunto.

Como acontece o esgotamento pastoral?

O esgotamento pastoral acontece quando em determinados momentos ou etapas da vida o pastor se sente desanimado, desacreditado da vocação e sem energia para desenvolver o ministério.

Alguns fatores desencadeiam o esgotamento:

  • Preocupação com o crescimento da igreja;
  • Excesso de envolvimento e atividades na igreja;
  • Não conseguir conciliar a igreja com a família;
  • Solidão;
  • Falta de tempo para si próprio.

Como a igreja pode ajudar os pastores a evitar o estresse?

Pensando nisso, hoje traremos dicas para que você como membro e igreja possa adotar para ajudar o pastor a não se sentir tão esgotado:

Ore pela vida ministerial do seu pastor: para que ele encontre a paz e descanso em Deus nos momentos em que se sentir sobrecarregado e desanimado.

Invista no discipulado: Investir no discipulado, é ter como principal objetivo o cuidado com o próximo. Ter uma comunidade que cuida ativamente das pessoas, influencia totalmente na atuação do pastor que não precisará se desdobrar em vários para atender a todos.

Seja proativo: preocupe-se com as necessidades diárias da igreja, procurando saber de que maneira você poderá ajudá-lo em suas atribuições.

Contribua com os talentos: O corpo de Cristo é formado por muitas pessoas talentosas, um irmão que trabalha em alguma área específica pode contribuir nos ministérios

Utilize ferramentas: Saiba como uma plataforma integrada pode ajudar sua igreja.

Leia também: A tecnologia pode resolver o esgotamento da equipe da igreja?

Evite que o esgotamento tome conta de você e conte com o auxílio de uma plataforma que pode facilitar seu trabalho e diminuir o tempo gasto em atividades que causam estresse. Com a Plataforma Prover, você pode:

  • Realizar a gestão financeira da sua igreja com eficiência;
  • Se comunicar e obter um panorama sobre o desenvolvimento dos membros;
  • Organizar eventos e escalas ministeriais;
  • Gestão de ensinos e grupos.

Converse com nossos especialistas e entenda como a tecnologia pode ajudar em todos os processos da sua igreja.

Aos pastores desejamos nosso respeito e admiração! Nosso maior intuito é contribuir para o crescimento do seu ministério. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar sempre atualizado.

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.