Contabilidade para igrejas: principais obrigações contábeis das igrejas

A missão principal de uma igreja é levar o evangelho para o maior número de pessoas, e embora essa não seja uma atividade com fins lucrativos, muitos pastores podem achar que as igrejas não possuem obrigações contábeis.

homens fazendo relatórios e cálculos de contabilidade

Qual a importância da contabilidade na igreja? 

A contabilidade é quem registra todas as alterações ocorridas no patrimônio da sua igreja, sejam elas alterações qualitativas ou quantitativas. Através desse registro você poderá acompanhar de forma completa as movimentações realizadas na sua igreja, como pagamentos, compras, vendas e entradas de dízimos. Através da análise desses dados será possível tomar as decisões corretas para o futuro, facilitando a gestão da igreja.

Quais são as principais obrigações contábeis da minha igreja?

Ainda que isenta de alguns impostos, a primeira obrigação contábil de uma igreja é declarar o imposto de renda. Esta declaração deve ser realizada até último dia útil do mês de junho. Nela deve conter todos os ativos (bens e direitos) e passivos (débitos e obrigações), despesas e receitas do ao anterior.

Além disso, a Igreja deve ser declarar os seguintes impostos: IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais). 

Para saber mais sobre esse assunto, assista nossa Masterclass de Contabilidade para igrejas:

Uma dica:

Diante de tantas obrigações, registrar o controle financeiro da sua igreja é uma tarefa que exige muita organização. Apesar de ser possível inicialmente controlar tudo pelo Excel, com o tempo a planilha vai ficando complexa e você pode perder o controle da sua igreja.

Para facilitar essa rotina um sistema de gestão e organização reduz bastante a burocracia, retrabalho e os custos desses processos.

A plataforma de gestão para igrejas Prover é fácil de usar e te ajuda a centralizar todas as informações financeiras integrando-a com os demais processos de administração da sua igreja.

Gostou do conteúdo?

Quer saber mais sobre a autêntica plataforma de gestão para igrejas?

Entre em contato com equipe Prover e conheça a melhor solução para sua igreja. 

Saiba mais

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.