3 dicas para administrar uma igreja com sucesso

Toda organização possui um objetivo, uma razão de existir. O propósito da igreja é expandir as suas obras de modo que ela possa levar a palavra de Deus e congregar o maior número de pessoas Se a administração da igreja é bem-sucedida, ela tende a crescer, aumentar seus membros e incrementar os seus projetos. Mas afinal, como administrar uma igreja com sucesso?

Para te ajudar, listamos 3 dicas para administrar uma igreja com sucesso:

1. Compreenda sobre administração

Administrar uma igreja significa tomar as decisões corretas sobre a utilização dos recursos – humanos, materiais e financeiros, de modo que a igreja possa realizar a sua obra de forma adequada e cumpra a sua missão. Ao administrar a sua igreja é preciso seguir os princípios básicos da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento: Significa estabelecer planos, métodos e processos que guiarão as ações e os objetivos da Igreja. Para ajudar no planejamento você pode responder às seguintes questões: O que? Quem? Quando? Como? as coisas serão feitas.

Organização: É o processo de alocar/distribuir tarefas, responsabilidades e recursos entre os membros da Igreja. Significa adequar a estrutura da igreja aos objetivos propostos.

Direção: Significa liderar, influenciar e motivar os funcionários e voluntários da Igreja a realizarem tarefas essenciais ao cumprimento da sua missão.

Controle: Por fim, controle significa verificar a realização das atividades e objetivos conforme estabelecidos para manter a igreja no caminho certo.

2. Saiba qual o papel do líder na igreja

Ensinar a palavra de Deus, aconselhar os membros e orar são atividades importantes da rotina de pastorear, mas são apenas parte da administração de uma Igreja. O ato de administrar é trabalhar com e através das pessoas envolvidas para realizar os objetivos.

Outras funções que o líder da igreja deve exercer:

  • Fixar objetivos
  • Analisar, conhecer e buscar soluções para os problemas da Igreja
  • Organizar o ministério e alocar os recursos financeiros, tecnológicos e humanos
  • Liderar, comunicando e motivando as pessoas
  • Negociar
  • Tomar decisões
  • Controlar, mensurando e avaliando.

3. Use um sistema de gestão para igrejas

Ao fazer a administração da sua igreja, você deve levar em conta as informações fornecidas pelo seu histórico de atuação, por isso, é importante que a igreja organize o histórico de seus membros, financeiro, eventos, contabilidade, entre outros, através de um sistema de gestão para igreja.

O sucesso de uma administração está na habilidade de analisar os dados de evolução da missão da igreja e traçar previsões futuras, ajustando sempre os recursos conforme o cotidiano da Igreja.

Gostaria de conhecer uma ferramenta capaz de otimizar a administração da sua igreja?

Entre em contato com a Equipe Prover e conheça as nossas soluções.

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.