3 dicas para administrar uma igreja com sucesso
Toda organização possui um objetivo, uma razão de existir. O propósito da igreja é expandir as suas obras de modo que ela possa levar a palavra de Deus e congregar o maior número de pessoas Se a administração da igreja é bem-sucedida, ela tende a crescer, aumentar seus membros e incrementar os seus projetos. Mas afinal, como administrar uma igreja com sucesso?
Para te ajudar, listamos 3 dicas para administrar uma igreja com sucesso:
1. Compreenda sobre administração
Administrar uma igreja significa tomar as decisões corretas sobre a utilização dos recursos – humanos, materiais e financeiros, de modo que a igreja possa realizar a sua obra de forma adequada e cumpra a sua missão. Ao administrar a sua igreja é preciso seguir os princípios básicos da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento: Significa estabelecer planos, métodos e processos que guiarão as ações e os objetivos da Igreja. Para ajudar no planejamento você pode responder às seguintes questões: O que? Quem? Quando? Como? as coisas serão feitas.
Organização: É o processo de alocar/distribuir tarefas, responsabilidades e recursos entre os membros da Igreja. Significa adequar a estrutura da igreja aos objetivos propostos.
Direção: Significa liderar, influenciar e motivar os funcionários e voluntários da Igreja a realizarem tarefas essenciais ao cumprimento da sua missão.
Controle: Por fim, controle significa verificar a realização das atividades e objetivos conforme estabelecidos para manter a igreja no caminho certo.
2. Saiba qual o papel do líder na igreja
Ensinar a palavra de Deus, aconselhar os membros e orar são atividades importantes da rotina de pastorear, mas são apenas parte da administração de uma Igreja. O ato de administrar é trabalhar com e através das pessoas envolvidas para realizar os objetivos.
Outras funções que o líder da igreja deve exercer:
- Fixar objetivos
- Analisar, conhecer e buscar soluções para os problemas da Igreja
- Organizar o ministério e alocar os recursos financeiros, tecnológicos e humanos
- Liderar, comunicando e motivando as pessoas
- Negociar
- Tomar decisões
- Controlar, mensurando e avaliando.
3. Use um sistema de gestão para igrejas
Ao fazer a administração da sua igreja, você deve levar em conta as informações fornecidas pelo seu histórico de atuação, por isso, é importante que a igreja organize o histórico de seus membros, financeiro, eventos, contabilidade, entre outros, através de um sistema de gestão para igreja.
O sucesso de uma administração está na habilidade de analisar os dados de evolução da missão da igreja e traçar previsões futuras, ajustando sempre os recursos conforme o cotidiano da Igreja.
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