Comunicação para igreja: 4 dicas criativas para usar na sua igreja

Você pastor(a), líder, jovem está cansado de ouvir que você precisa estar atento a todos os meios de comunicação e suas atualizações...

Não queremos ser chatos, tão pouco repetitivos, mas se você não der importância para a comunicação na sua igreja como ela merece, ainda mais neste novo tempo que estamos vivendo, sua igreja ficará para trás.

Você sabe que a comunicação é muito abrangente e está ligada em todos os pontos de contato da sua igreja. E é por essa razão que a comunicação é uma das coisas mais importantes para gerar conexão com seu público, ou seja, seus membros e futuros membros. 

Aí deve estar se perguntando — Mas onde entra a criatividade nesta história?

Em tudo! Hoje, neste mundo contemporâneo, cada vez mais digital, se você não usar a comunicação de maneira mais criativa possível, você não vai conseguir cativar ninguém. Este não é o plano, não é mesmo? O papel da Igreja é fazer com que o Evangelho seja conhecido por todo mundo. E ela pode fazer de forma criativa!

Para ajudar trouxemos 4 dicas de Comunicação Criativa para usar na sua igreja:

1- Não seja tão formal assim

Dependendo do meio de comunicação que você estiver usando, você não precisa ser tão formal.  Você já reparou que na hora de escrever um texto temos costume de usar muitos termos formais? E nas gravações de vídeos, então? Muitas vezes, falamos "engessados" igual o texto que escrevemos: “Venho por meio deste vídeo te convidar para o grande evento da nossa igreja...”

Precisamos entender a comunicação não precisa ser séria. (Frisando mais uma vez que tudo depende do meio que você está). 

Em tudo o que fizermos precisamos ser autênticos, e na comunicação não é diferente. Por que não escrever como você costuma falar com seus amigos e parentes? Mas sem vícios de linguagens e erros de português, combinado? As redes sociais é um bom exemplo para você começar a usar a essa primeira dica. Que tal experimentar?

2- Use o historytelling para criar conexão com seus membros

O historytelling é a arte de contar histórias. Siga o exemplo de Jesus, o maior contador de história do mundo. Uma maneira bem legal para usar a técnica do historytelling na sua igreja é adicionar personagens de quadrinhos, animes, games, entre outras formas para cativar o público mais jovem. Além de livros, eventos, séries... São infinitos temas e possibilidades que possa interessar o seu público.

3- Aplique gatilhos na sua comunicação

Esteja sempre atento ao conteúdo que sua membresia consome. Se eles consomem conteúdos voltados para teologia e ensino, devocionais, livros ou adoração, etc. Use essas metodologias e desenvolva na comunicação na sua Igreja. Não se esqueça que os conteúdos precisam fazer sentido para todos e para aquele determinado momento.

4- Crie títulos impulsionadores

Seja na mensagem de domingo à noite, na nova série para crianças e adolescentes, no devocional que é enviado semanalmente para seus membros e visitantes, nos novos cursos de ensino, nas redes sociais ...Você pode ousar e abusar da criatividade quando o assunto é a criação de um título. Crie títulos que chame atenção, que gere impacto e que impulsione a leitura/interação do seu conteúdo.

Aqui no finalzinho da matéria temos uma notícia para você: Chegou ao fim a nossa Série Igrejas Criativas. Mas fique tranquilo que tem mais novidades vindo por aí! 

Durante esse tempo, falamos como você aplicar a criatividade dentro da sua Igreja. Aí trouxemos algumas dicas de como usar a criatividade de forma prática e para finalizar trouxemos quatro dicas de comunicação criativa para usar na sua igreja e ministério.

Nós do Prover esperamos que tenha sido uma experiência de muito aprendizado e de muita criatividade envolvida.

Nosso intuito foi mostrar de forma mais prática possível que sua igreja pode usar e ousar da Criatividade, Inovação e Comunicação em tudo o que fizer. Afinal, a Igreja é Viva, Criativa, Inovadora e ela Comunica dia após dia o Reino de Deus.

Nosso propósito é para trazer tudo o que uma Igreja precisa em Gestão, Inovação, Soluções Digitais e muita facilidade.

O que sua Igreja precisa hoje? Clique aqui e conheça tudo o que nós podemos oferecer.

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.