Como conseguir voluntários para igreja?

Independentemente do tamanho, os voluntários são parte fundamental da igreja, mas por que as pessoas precisam ser voluntárias? 

Por trás de cada voluntário existe uma necessidade sentida na igreja. Por trás de todo ministério de infraestrutura está um problema da vida real que Deus ordenou que a igreja resolva com o evangelho. O voluntariado na igreja é sobre levar o amor de Cristo a um mundo destruído que sofre. 

Porque “se uma parte sofre, todas as partes sofrem com ela; se uma parte é honrada, todas as partes se alegram com ela” (1 Coríntios 12:26).

Os voluntários da igreja existem para cumprir o maior mandamento

Os voluntários da igreja existem para cumprir o maior mandamento de Deus: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua mente." Este é o primeiro e maior mandamento.

Antes de treinar e habilitar essas pessoas para a obra, é preciso que elas entendam e vivam a visão da sua igreja. Além disso, é preciso ter uma estratégia para dividir as tarefas para que os mecanismos fundamentais da obra funcionem perfeitamente.

Por isso, criamos um modelo de cinco estágios que todo líder de igreja precisa desenvolver para construir um programa de voluntariado eficiente.

1. Classifique suas necessidades de voluntariado

Faça uma lista classificando os ministérios em “Mais Essenciais” a “Menos essenciais”. Por exemplo, de que adianta um ministério próspero de células, se ninguém está convidando esses novos visitantes para as células?

Sem uma lista classificada em ordem de prioridade, você pode acabar sem ninguém fazendo o que a igreja precisa e um milhão de pequenos ministérios de que a igreja não precisa.

Divida sua lista em três seções:

- Voluntários de infraestrutura

- Voluntários de melhoria

- Voluntários de divulgação

Voluntários de infraestrutura

Os voluntários de infraestrutura são a base de operações da sua igreja. Se você está comprometendo um ministério de infraestrutura por causa de outro ministério, você está comprometendo ambos.

Os ministérios de infraestrutura incluem: Presbíteros e diáconos; equipe de Boas-vindas e equipe de Acompanhamento. 

Sem essas três equipes de voluntários em plena atuação, a igreja não é capaz de cumprir sua principal missão (Mateus 28: 19-20):

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Voluntários de melhoria

Os voluntários de melhoria avançam e potencializam o trabalho dos voluntários da infraestrutura. Isso inclui ministérios de pequenos grupos ou células, aulas de escola dominical, visitas a hospitais e eventos.

Voluntários de divulgação
Os voluntários de divulgação ajudam em cultos, evangelismo, apoio missionário, reuniões semanais e parcerias com a comunidade local.

Sabemos que muitas pessoas são apaixonadas pela missão da Igreja, e que muitos pedem por funções especificas, mas se você classificar seus ministérios com este modelo, poderá manter a estrutura básica da igreja funcionando enquanto otimiza o alcance da igreja.

2. Seja transparente

Diga a sua igreja: Temos necessidades de infraestrutura.

Se não houver um plano, as pessoas tendem a ver o voluntariado na igreja como uma forma de fazer com que sua igreja patrocine seu hobby pessoal. Em vez disso, desenvolva um modelo transparente quanto as necessidades da igreja, mostre a eles como suas energias podem ser canalizadas para realizar sua visão de otimização a longo prazo.

Seja claro. Pergunte às pessoas. Faça metas. Atualização com métricas. 

3. Treine seus voluntários

Com um treinamento específico, você consegue descobrir, por exemplo, quem está realmente comprometido e elimina as pessoas inconstantes que são muita enérgicas com uma ideia por 24 horas, mas não são capazes de trazer consistência a longo prazo. Também permite que as pessoas vejam as necessidades reais da igreja.

Agora é com você

Não tenha medo de recrutar novos voluntários de acordo com as necessidades da igreja. Deus não dá dons aleatórios a ninguém. 

É assim que os líderes da igreja e voluntários devem pensar. “O que a igreja precisa?” A igreja não é um canal para minha missão individual. É um corpo que Deus criou por meio de Cristo. Por isso, estruture as necessidades e certifique-se de apresentá-las claramente.

Quando você lidera um programa de voluntariado com clareza, especificidade, abertura e organização, você cria uma cultura de compromisso e serviço em sua igreja que ninguém vai querer perder.

Não há melhor maneira de fazer isso do que com a Plataforma Prover. Ela permite que você organize os grupos na igreja para que se reúnam, mobilizem e implantem para um programa de voluntários eficaz.

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.