4 dicas incríveis para criar oportunidades de voluntariado na sua igreja

O voluntariado é uma ótima forma de engajar as pessoas da sua igreja no ministério e comunidade, e servir a Jesus ao mesmo tempo. Mas a maioria das pessoas precisa conciliar o trabalho à vida ministerial, e isso exige muita organização.

Qualquer que seja a rotina das pessoas, é responsabilidade da igreja oferecer atividades para engajar as pessoas, criando oportunidades para estabelecer uma cultura de serviço dentro da igreja.

Aqui estão 4 dicas incríveis para criar oportunidades de voluntariado na sua igreja

1. Peça a ajuda de voluntários em eventos grandes da igreja 

Eventos grandes são oportunidades perfeitas para engajar os novos membros e pessoas cujas agendas lotadas não permitem que eles se comprometam semanalmente. 

Conferências e outros eventos maiores costumam exigir mais ajuda para garantir que tudo saia como o planejado, e muitos voluntários são necessários. A igreja precisa de mais pessoas para recepcionar os visitantes, mais voluntários do ministério infantil e muito mais… 

Você pode se surpreender com quem se apresenta como voluntário quando puder dedicar apenas algumas horas. 

2. Convide os voluntários para os pequenos grupos 

Servir é estar em comunhão. Por isso, convide as pessoas a participar mais ativamente das células e pequenos grupos. Essas oportunidades que envolvem toda a família facilitam a participação das pessoas com filhos pequenos. 

  • Crie noites temáticas e peça ajuda dos participantes
  • Prepare um momento especial de oração 
  • Convide-os a criar momentos de comunhão com comidas e brincadeiras  

3. Crie oportunidades ao longo da semana

Domingo é um dia típico de igreja para os cristãos e as atividades da igreja costumam se concentrar nesse dia. Criar oportunidades de voluntariado durante a semana ou em vários dias ajudará a incluir a todos com mais facilidade. Para alguns, os domingos podem funcionar melhor porque não terão que dirigir até a igreja várias vezes por semana. 

Uma ótima forma de envolver as pessoas no voluntariado são as visitas a hospitais e também mutirões para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso aprofundará relacionamentos e, ao mesmo tempo, proporcionará àqueles que desejam uma oportunidade de servir, de acordo com sua programação. 

4. Envolva os jovens e adolescentes

Pensar em atividades específicas para cada grupo da igreja é muito interessante não só para melhorar a frequência dos membros, mas para criar mais oportunidades para as pessoas servirem. 

Para os jovens, é importante pensar em atividades criativas e divertidas que possam ser feitas ao lado de amigos. Isso apresentará aos jovens as alegrias de servir à Deus. Esta também é uma ótima oportunidade para os jovens convidarem seus amigos, abrindo portas para um maior envolvimento com a igreja. 

Confira algumas ideias:

  • Crie um culto/célula de jovens 
  • Invista em eventos fora do prédio da igreja. 
  • Convide-os a trabalhar como voluntários com as crianças mais novas

Como desenvolver um programa de voluntariado eficiente

Sabemos que começar e manter um programa de voluntariado na igreja não é tão simples assim. Por isso, criamos o eBook Como desenvolver um programa de voluntariado eficiente para ajudar a sua igreja elevar a gestão, missões e todos os seus projetos sociais. 

Acesse o eBook

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.