Como organizar a igreja para 2022

É difícil acreditar, mas estamos no último mês de 2021. À medida que nos aproximamos do final do ano, os planos e sonhos para o próximo ano ficam mais vivos e ativos. O que será de 2022? Onde queremos chegar? Como organizar a igreja para 2022?

Já vencemos tantos obstáculos e barreiras, chegou a hora de olhar para o alto e planejar os próximos passos. 

A palavra nos diz em 2 Pedro 1:10: “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão.”

O planejamento tem como objetivo manter o foco nas prioridades da igreja. As prioridades definidas garantem que os recursos necessários estarão disponíveis para apoiar a missão da igreja .

Se a sua igreja ainda não o fez, agora pode ser um bom momento para começar a programar aquelas reuniões de liderança para discutir os planos para 2022.

Como organizar sua igreja para 2022

1. Por que criar um Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que ajuda a sua equipe a organizar os recursos e pessoas que Deus deu à sua organização para aproveitar ao máximo todas as oportunidades. 

Para a igreja, isso não é simplesmente um planejamento baseado em projeções, mas a compreensão de que, por meio da oração e da obediência, você pode viver um futuro alinhado com a vontade de Deus. 

Um planejamento bem feito pode impulsionar os planos de Deus para sua igreja. Afinal, o nosso futuro é totalmente influenciado por decisões e ações que tomamos no presente. O último mês do ano é uma ótima época para rever as estratégias, os planos e, se necessário, a direção atual da igreja. 

Dedique algum tempo para fazer uma análise SWOT e analisar sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que sua igreja enfrenta. Faça um brainstorm de maneiras pelas quais sua igreja pode desenvolver seus pontos fortes e lidar com seus pontos fracos.

Por exemplo, observe as coisas que podem impedir que sua igreja cumpra sua missão. E então faça um plano para remover esses obstáculos.

  1. Estabeleça objetivos e metas da igreja para 2022

As metas são importantíssimas para o plano estratégico da igreja, elas são as ferramentas que traduzem o plano em etapas e, por fim, fazem as coisas acontecerem.

Ao escrever as metas da igreja para 2022, coloque-as no papel e defina um responsável e como chegarão nos objetivos. Por exemplo, se a sua igreja tem o objetivo de aumentar a participação voluntária, atribua essa responsabilidade a alguém e responsabilize-o por fazer isso.

O uso de uma plataforma de gestão para igrejas é essencial para manter o planejamento estratégico ativo e com bons resultados. 

A gestão integrada fornece uma visão 360º da real situação da igreja, em todos os aspectos importantes.

Conheça a Plataforma Prover

  1. Crie um orçamento para a igreja

O orçamento anual garante a administração responsável dos recursos financeiros da igreja. Por isso, reserve um tempo para definir um orçamento real, só assim será possível definir as estratégias para cumprir, de fato, a missão da igreja.

Este processo deve incluir a análise de como cada ministério utiliza seus recursos e como planeja investir naquilo que promove sua missão. Esta tarefa fica muito mais fácil com um sistema de gestão integrado, isso porque o sistema automatiza a criação de relatórios em tempo real. Assim é possível ter uma visão da real situação financeira da igreja a qualquer momento. 

  1. Aprenda com os voluntários da igreja

Os voluntários vivem o dia a dia dos ministérios que participam e, sem eles, a maioria das igrejas teria que fechar as portas. Eles podem oferecer uma visão sobre como melhorar a eficiência operacional.

Desenvolva uma estratégia de voluntariado e invista tempo solicitando feedback de seus voluntários. O objetivo é colocar em prática um plano para melhorar a experiência do voluntariado.

Você traçou um plano para 2022?

Aproveite esse tempo para planejar agora o próximo ano, para que sua igreja possa continuar a alcançar sua comunidade.

Não existe uma fórmula secreta, mas um bom planejamento e responsabilidade fiscal , juntamente com um processo de gestão de desempenho bem estruturado, é uma ótima maneira de começar!

Podemos ajudar no seu planejamento!

Com o avanço da tecnologia e da segurança da informação, hoje é praticamente impensável realizar todas essas atividades de maneira manual e desintegrada. Por isso, se você é um gestor de uma igreja, você precisa conhecer as vantagens de utilizar a tecnologia para automatizar a gestão da sua igreja.

Fale agora com os especialistas Prover

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.