Como estimular a criatividade na sua igreja

É normal que até os membros mais apaixonados se cansem ​de vez em quando. As tarefas e novos projetos que antes eram divertidos e animadores começam a parecer pesadas. 

Você pode se surpreender ao saber que o cansaço às vezes é causado pela falta de estímulos criativos. Então se você se sente assim, não se preocupe. Você pode ativar sua criatividade e recuperar suas energias adquirindo alguns novos hábitos este ano.

Então, se você está pronto para dar o seu melhor a Deus em 2022, separamos 7 dicas de como estimular a criatividade na igreja.

1. Leia, ouça e assista mais

Vamos começar com uma dica fácil! Você provavelmente assiste filmes e séries no fim de semana ou escuta músicas no caminho para o trabalho, não é mesmo?!

Essas atividades são estímulos criativos e são importantíssimos para as suas atividades na igreja. Isso porque você estará antenado em assuntos que estão em pauta e poderá falar deles com mais propriedade. 

Além disso, é imprescindível na vida de um cristão o estudo contínuo da bíblia. Separe alguns momentos do seu dia para a leitura da Palavra e você verá o agir de Deus na sua vida.  

2. Defina um cronograma de atividades

Já que estamos falando sobre reservar tempo para as coisas, precisamos falar sobre a sua organização. Talvez, como a maioria das pessoas, você se dedica à Igreja no seu tempo livre, pois temos nossos trabalhos e outras pendências do dia a dia. 

Você sabia que em média 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo? Esse é um dado do ISMA-BR (International Stress Management Association Brasil). Por isso, é importante montar um cronograma de atividades diárias. Confira algumas dicas:

 Saiba quais são as suas atividades diárias

  • Anote todas as tarefas
  • Defina as prioridades das tarefas
  • Determine o tempo que cada atividade costuma demorar
  • Reserve 10 minutos da sua manhã para conferir o cronograma
  • Lembre-se de dar uma olhada ao longo do dia
  • Avalie se todas as tarefas diárias foram concluídas

3. Convide Deus para participar de seus projetos

Esse com certeza é o passo mais óbvio, afinal nada teríamos ou seriamos se não fosse a bondade e misericórdia de Deus. Você é guiado pelo Espírito. E faz muita diferença. Podemos ser mais criativos quando estamos conectados com o Senhor. 

Algo muito especial acontece quando, antes de começar uma tarefa, entregamos o projeto  em oração e pedimos a orientação de Deus durante todo o processo. Ore para que novas ideias fluam. Peça para ver coisas que você normalmente não veria. 

Busque-o esta inspiração divina para receber orientação para causar o maior impacto possível neste mundo.

4. Reduza suas distrações

Notificações, e-mails, notícias, SMS e WhatsApp são apenas algumas coisas que chamam a atenção e que podem consumir o seu dia. Ao realizar alguma tarefa, se desconecte o máximo possível dessas distrações. 

5. Faça Brainstormings com a equipe 

O Brainstorming é conhecido como "tempestade de ideias". Reúna sua equipe para trocar ideias e realizar debates sobre os problemas que aparecem no dia a dia da Igreja e encontrem as soluções desses problemas juntos. 

A ideia é buscar abordagens inovadoras e “pensar fora da caixa”. Esta ação estimula o engajamento, contribui para a valorização e a motivação da equipe.

6. Procure ferramentas acessíveis

Outra dica para estimular a criatividade na igreja é procurar ferramentas acessíveis. Estude e perceba quais ferramentas você pode utilizar para melhorar o dia a dia da igreja. 

A Prover pode ajudar a sua igreja. Com a Plataforma de Gestão robusta e completa, sua equipe terá mais tempo para usar e ousar na criatividade.  

Saiba mais  

7. Descanse

Para finalizar, quero lembrá-lo de pegar leve consigo mesmo. Sabemos que ser criativo na igreja dá trabalho, principalmente quando temos prazos a cumprir. 

Mas nunca se esqueça que o que você está fazendo é super importante para o Reino. Lembre-se desses objetivos diariamente. Mantenha o foco e continue melhorando. 

Você já praticou algumas dessas dicas? Comente abaixo

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.