Análise de dados: o que é e qual a importância para sua igreja

Você já ouviu falar sobre análise de dados? De forma geral, é a prática de transformar dados em informações úteis para otimizar as operações de uma empresa ou organização.

Empresas como Amazon e Netflix, entre inúmeras outras, utilizam dados para adequar seus produtos e serviços às necessidades de seus clientes. Assim, podem criar de forma mais assertiva, reduzindo custos ao mesmo tempo que mantém os clientes e aumentam a receita da empresa. 

Mas qual é o papel dos dados na igreja?

Os números representam as pessoas

Vemos a importância do registro de dados na Palavra de Deus em diversos momentos. Alguém se preocupou em contar quantas pessoas Jesus alimentou com cinco pães e dois peixes e também registrou as cestas que sobraram, porque os números contam a história do amor e poder de Jesus. Outros contaram as 3 mil pessoas que se converteram após o sermão de Pedro no Pentecostes porque isso importava. 

Igrejas que coletam e analisam dados tomam decisões mais assertivas 

Boas decisões vêm de boas informações. Igrejas que conhecem seu povo podem ajustar seus processos para se adequar às necessidades do ministério, em vez de tentar encaixar as pessoas em seus processos ultrapassados.

Como a Prover ajuda as igrejas a gerenciar seus dados?

A Plataforma Prover apresenta várias métricas para que os líderes monitorem e entendam a eficácia de seu ministério e o impacto que ele tem nas pessoas.

Aqui estão alguns recursos de dados fáceis de usar na Prover:

1) Check-in e controle do Ministério Infantil 

Os pais querem saber que seus filhos estão seguros, se divertindo e aprendendo sobre Cristo. O check-in infantil reúne os dados necessários para garantir que isso aconteça. Ele fornece acesso instantâneo aos dados do ministério de seus filhos para que você possa melhorar seu ministério para crianças.

2) Visão ampla e detalhada de toda a gestão ministerial 

A Prover mostra quantas pessoas participam do ministério, o número total de famílias, suas idades e envolvimento do grupo. Essa visão ampla sobre as métricas da igreja permite que a liderança tome decisões melhores.

3) Idades e faixa etária dos membros 

É normal que as igrejas envelheçam, mas bons líderes garantem que seus ministérios durem e prosperem. As métricas relacionadas à idade permitem que as lideranças sejam direcionadas para grupos estratégicos em todas as faixas etárias.

4) Dizimistas e ofertantes 

Igrejas que entendem os padrões de doação de seu povo e planejam seus orçamentos de acordo com dados tendem a ter melhores resultados. Para isso, é muito importante contar com um sistema de gestão integrado a soluções de pagamento. 

6) Envolvimento dos membros

Os números representam as pessoas e o comparecimento é uma métrica da eficácia do ministério. Se você está planejando eventos, é bom saber quem e quantas pessoas estavam nos anteriores. O rastreamento de presença não deve ditar a direção do ministério, mas pode mostrar coisas que precisam ser ajustadas para aumentar sua efetividade. 

As pessoas estão envolvidas no ministério ou não? Bons líderes sabem onde seu pessoal está e apresentam formas para engajar as pessoas nas atividades da igreja. Se as pessoas não estão se envolvendo, bons líderes descobrem o porquê (e então trabalham para consertar).

Quer saber mais sobre como podemos ajudar na gestão da sua igreja? Fale com especialista e descubra como as funcionalidades da plataforma Prover podem otimizar a gestão da congregação.

 






Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.