Planejamento da igreja no início do ano

Os primeiros meses do ano normalmente são dedicados ao planejamento e definição de metas para o ano todo. Mas antes de estabelecer o que sua igreja deseja alcançar, é importante fazer uma reflexão sobre o ano que passou e compreender quais pontos necessitam de maior atenção, quais os erros e também os acertos.

Essa prática não apenas mostra de forma clara o progresso da igreja, mas também permite analisar as informações sobre os ministérios e entender quais melhorias podem ser feitas. Nesse momento, lembre-se também de olhar para trás com gratidão e pensar com critério sobre o futuro da sua congregação.

No conteúdo deste blog, te ajudamos a entender melhor sobre o planejamento da sua igreja no início do ano e como potencializar seu crescimento, sem deixar de focar no cuidado pastoral.

 

Que dados da igreja preciso analisar?

Durante  a fase de análise e reflexão, existem muitos dados que podem ser observados com a ferramenta de relatórios da Plataforma Prover, como:

  • Frequência nos cultos 
  • Participações em eventos
  • Número de visitantes e novos membros
  • Receitas e despesas
  • Dízimos e ofertas 
  • Membros inscritos em grupos e células
  • Quantidade de atendimentos e/ou acompanhamentos individuais, por casal ou família, entre outros.

Se sua igreja tem redes sociais, também é importante observar o alcance de pessoas, números de seguidores e o engajamento das publicações.

Outro ponto é avaliar o impacto espiritual na vida dos membros, entender o crescimento e como os participantes de grupos ou voluntários nas diversas áreas da igreja estão se desenvolvendo e fortalecendo a caminhada de fé.

É vital identificar testemunhos de transformação e histórias de vida que mostram o quanto a igreja cumpre com sua missão e propósito.

Além disso, ao olhar para trás, é possível identificar estratégias que funcionaram e podem se repetir no próximo planejamento, aquelas que podem ser ajustadas e as que podem ser descartadas. Essa análise criteriosa é um guia valioso para a definição de metas e objetivos mais realistas, sempre alinhados com a visão da igreja e os objetivos a longo prazo. 

Durante esta fase, é importante reconhecer e celebrar as vitórias, mas também prestar atenção em como a igreja está desempenhando seu papel na comunidade e se existem oportunidades para ir além e potencializar o crescimento e fortalecimento dos ministérios. 

 

Por onde começo o planejamento da minha igreja?

Entenda o que faz sua igreja se destacar, o que ela faz de melhor, quais são as características que a tornam única e pelo quê seus ministérios são conhecidos. 

Agora, pense nas áreas em que é possível implementar melhorias:

  • O que ainda precisa ser arrumado/mudado na igreja? 
  • Os voluntários dos ministérios atuam da melhor forma?
  • Seus líderes de ministérios trocam ideias e se ajudam? 
  • A comunicação entre liderança e voluntários da igreja é boa?
  • Existem problemas na igreja que poderiam ser resolvidos com alguma ferramenta? 

Colocar esses pontos em perspectiva facilita na hora de começar a fazer o planejamento estratégico da sua igreja. Lembre-se de trocar essas informações com os líderes e responsáveis pelos ministérios, e também os voluntários que servem nas diferentes áreas.

Além disso, é importante se atentar às possibilidades de alcançar mais pessoas:

  • Sua igreja pode fazer algo para chamar a atenção de novos visitantes?
  • Existem ações que podem ser desenvolvidas pela igreja na comunidade? 
  • Quais os maiores desafios da sua igreja para alcançar mais pessoas?

Estabeleça metas claras e alinhadas com a visão, missão e valores da sua igreja, com dados que podem ser medidos de alguma forma, pois isso irá orientar as ações e esforços de todos. Esse é o primeiro passo para começar a transformar essas metas em objetivos alcançáveis.

Para além de medir números e informações, é possível entender mais sobre o desenvolvimento espiritual dos membros da sua igreja. 

 

Como envolver os membros da igreja?

O envolvimento ativo dos membros é essencial para manter a união e o senso de pertencimento. Esse também é um ponto importante para começar a colocar em prática o planejamento da igreja, afinal, a obra de Deus é feita através de muitas mãos e do comprometimento de todos.

Por isso, a melhor forma de envolver as pessoas no crescimento da sua congregação é incentivar o servir através do voluntariado, seja nos ministérios dentro da igreja ou em projetos e ações na comunidade.

O voluntariado não é apenas uma expressão de comprometimento, mas também uma oportunidade para os membros descobrirem e utilizarem seus dons espirituais. Criar uma cultura que valorize e incentive o envolvimento ativo torna a igreja mais forte e eficiente.

E para te ajudar a promover essa ideia, criamos o e-book ‘Implementando a Cultura do Voluntariado | Como engajar sua igreja’. Um guia com boas práticas e dicas para você encorajar os membros, mostrando a importância do voluntariado na caminhada de fé de cada um.

Baixe gratuitamente seu e-book de voluntariado na igreja.

A Prover tem sempre a melhor solução para impulsionar o crescimento da sua igreja. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e agende uma apresentação exclusiva para conhecer mais sobre as ferramentas da plataforma mais completa da América Latina.

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.