Como superar os desafios tecnológicos na igreja

As ferramentas tecnológicas estão sendo cada vez mais utilizadas para expandir a Palavra de Deus e alcançar as pessoas, mas não só isso, esses recursos são muito úteis no dia a dia para auxiliar na gestão, na organização e também para incentivar a participação dos membros nas atividades da igreja.

No entanto, sabemos que alguns membros mais velhos podem enfrentar desafios ao adotar novas tecnologias, e por isso é tão importante que sua igreja esteja preparada para implementar a inclusão digital para esse grupo.

Neste blog, vamos te mostrar como é possível superar as barreiras tecnológicas na igreja, incentivando a participação mais ativa dos membros e o uso de recursos como aplicativo e redes sociais.

 

Quais são as barreiras tecnológicas das igrejas?

Para falarmos sobre como superar as dificuldades, é preciso compreender quais são as barreiras que os membros mais velhos podem enfrentar ao lidar com a tecnologia. 

Isso pode incluir falta de familiaridade, receio de cometer erros e a sensação de que a tecnologia é complexa demais.

  • Familiaridade com dispositivos: apesar de existirem mais de 360 milhões de dispositivos portáteis (somando tablets e smartphones) em uso no Brasil, vale lembrar que nem todas as pessoas possuem aparelhos como estes ou sabem utilizar da melhor maneira. 
  • Aprendizado tecnológico: a participação em atividades online ou até mesmo o engajamento com conteúdos da igreja no aplicativo ou nas redes sociais, muitas vezes, vai depender do apoio da liderança e suporte necessário para ensinar de forma descomplicada.
  • Preocupações com privacidade e segurança: membros mais velhos podem ter preocupações específicas sobre segurança no ambiente online. Contar com plataformas seguras como a Prover pode quebrar essa barreira.
  • Limitações de acesso à internet: procure entender se existe acesso limitado à internet de qualidade, ofertando conteúdos e internet gratuita na igreja para que os membros possam acessar.
  • Resistência à mudança: mudanças nem sempre são fáceis, especialmente se os membros mais velhos estão acostumados às práticas tradicionais. É papel dos líderes e de toda a congregação reforçar os benefícios e a conveniência que a tecnologia pode trazer para a igreja, mostrando que ela não é um bicho de sete cabeças.

 

Por que é importante ter um acompanhamento personalizado na igreja?

Agora é o momento de entender o que a igreja pode fazer para ajudar os membros mais velhos, tornando esse período de adaptação mais leve.

Sua igreja pode:

  • Oferecer suporte e treinamento personalizado
  • Criar tutoriais simples
  • Incentivar gradualmente a participação online 
  • Mostrar benefícios como: facilidade na comunicação e acesso a recursos, permitir a participação em eventos mesmo à distância, entre outros.

Treinamentos periódicos antes dos cultos ou em momentos que sejam mais propícios à participação, como fins de semana, são boas opções. A igreja pode separar uma sala de estudo com computadores ou simplesmente separar um espaço no culto,  com voluntários que auxiliem quem tiver dificuldade.

Para aqueles que preferem aprender no seu próprio ritmo, a criação de tutoriais em vídeo, disponibilizados pelo WhatsApp, pode ser uma solução valiosa. Esses vídeos podem abordar desde o básico até funções mais avançadas, permitindo que os membros visualizem e pratiquem no seu tempo.

Deixe claro a todos que a igreja disponibiliza uma equipe pronta para ajudar com quaisquer dúvidas ou problemas técnicos. Isso promoverá confiança e mais tranquilidade, principalmente se sua congregação está em fase de implementação de um aplicativo da igreja ou de ferramentas tecnológicas.

 

Quais benefícios o Aplicativo Prover oferece para minha igreja?

É comum que a terceira idade se sinta deixada de lado em muitos momentos, já que a habilidade de adaptação a novas tecnologias não é tão grande como a dos mais jovens.

Por isso, é de extrema importância que a igreja facilite o uso de tais ferramentas para promover uma inclusão digital rápida, contando com o apoio de toda a congregação nesse processo.

Contar com um aplicativo pode facilitar muitas áreas da igreja a se desenvolverem com mais assertividade, otimizando seus processos diários.

Com o Aplicativo Prover, sua igreja:

  • Mantém um contato mais próximo com a congregação
  • Dispõe de um canal direto de comunicação padronizada com equipes e membros
  • Organiza eventos, desde a inscrição até o check-in facilitado no dia
  • Dispõe conteúdos digitais de fácil acesso para todos
  • Tem um melhor acompanhamento individual e de grupos
  • Faz a gestão de grupos e células de forma rápida
  • Divulga a programação de cultos e eventos de maneira interativa e engaja os membros
  • Tem mais opções para o recebimento de dízimos e ofertas online
  • Conta com integração completa ao sistema de gestão, tendo mais controle e facilidade na palma da mão! 

São muitos benefícios para a organização da igreja e dos ministérios, além da comodidade para os membros de todas as idades. Um aplicativo proporciona o acompanhamento efetivo e uma experiência enriquecedora para todos.

Quer entender como a Plataforma Prover pode ser sua aliada na implementação da tecnologia em sua igreja? Agende uma apresentação com um de nossos consultores e conheça mais sobre as nossas soluções inteligentes!

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.