Podcast para igrejas: como criar mais uma voz para se comunicar com essa geração

Podcast para igrejas é um formato que tem se popularizado cada dia mais. Você sabia que mais de 40% dos brasileiros que usam a internet escutam podcasts?

Além de ser um novo modelo, é também mais um canal que pode ajudar sua igreja a alcançar mais pessoas, principalmente jovens, na internet de um jeito mais prático e sem muitos investimentos.

Mas afinal, o que é o podcast?

Podcast é um formato de conteúdo em áudio, que pode ser escutado pelo usuário no momento em que ele quiser e como desejar. Geralmente o áudio é reproduzido por serviços de streaming, como Spotify e Deezer, além disso, alguns criadores disponibilizam a transmissão ao vivo do vídeo também pelo Youtube.

Mas por que ter um podcast para igrejas?

Segundo os dados da Statista e IBOPE, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda. Por outro lado, o conteúdo mais consumido pelos brasileiros são os horóscopos, que contam diariamente as previsões dos signos. 

A importância de investir no uso de meios digitais para envolver as novas gerações, é vista como ponto crucial no momento em que estamos vivendo. Dessa forma, é muito importante que a igreja saia das quatro paredes e crie mais uma voz para se comunicar com essa geração, levando a Palavra que é fonte confiável para o futuro.

Além disso, criar um podcast para a igreja, é mais uma forma para os membros poderem se envolver e aumentar a exposição do ministério e atrair novos visitantes.

Dicas para criar um podcast na igreja:

Para a criação de um um podcast é provável que as igrejas tenham algumas vantagens, pois já possuem a maioria dos equipamentos de som e gravação básicos, sendo necessário apenas um computador, conexão com a internet e um local com boa acústica e iluminação, para completar o equipamento


Mas é tudo sobre Ele e a mensagem, certo? Então comece tendo um conteúdo em mente para iniciar. 

1. Comece definindo o que sua igreja irá falar: estudo bíblico, devocional, dicas de inovação para a igreja e seus ministérios, entrevista com convidados, vida cristã, pequenas reflexões diárias, etc.

2. Escolha o formato: três tipos de formatos predominantes, são eles:

Bate Papo: esse tipo de formato é mais parecido com uma roda de conversa, onde duas ou mais pessoas debatem sobre os assuntos e abordam diferentes pontos de vista.

Sugestão: HUB Podcast

Entrevista: o apresentador entrevista algum convidado ou alguém relevante no tema abordado. Para esse formato o mais interessante é manter a frequência e ter bons convidados.

Monólogo: onde uma única pessoa, compartilha o seu conhecimento a respeito de um tema, tendo também a possibilidade de responder perguntas dos ouvintes.

Sugestão: Luz para o Caminho com Pastor Hernandes Dias Lopes

3. Edição: pense também que será necessário programas e pessoas que ajudem na edição do material. Vale a pena inserir efeitos sonoros e músicas, mas cuidado com os direitos autorais, ficando atento para não prejudicar a compreensão de quem está escutando.

4. Local de postagem: após ter passado por todas as etapas, chegou a hora de postar seu podcast, nesse momento vale apostar nas principais plataformas de streaming como, Spotify, Deezer, YouTube Music e Apple Music. 

Para hospedar seu podcast recomendamos a utilização do Anchor, é uma plataforma gratuita responsável por armazenar e distribuir o conteúdo, sem ele não é possível adicionar o áudio nas plataformas de streaming.

Além dessas plataformas, é possível compartilhar os vídeos gravados no aplicativo Prover.

No módulo de ensino, você também pode inserir imagens, textos e vídeos, deixando esses conteúdos disponíveis no app para os membros terem acesso direto quando quiserem. Além disso, também é possível disponibilizar links úteis de arquivos importantes de ensino, como material de apoio.

5: Divulgue: outra dica, é adicionar alguns cortes com os trechos principais que foram gravados nas redes sociais para aumentar sua audiência e alcançar mais vidas.

Leia também: Ferramentas poderosas de mídias digitais para igrejas

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para estar sempre atualizado dos nossos materiais.

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.