Como tornar visitantes em membros na igreja

Você já deve ter ouvido o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”, não é? Como tem sido a primeira impressão das pessoas quando vão visitar sua igreja?

Uma boa recepção pode conquistar o coração de imediato de novas pessoas que vão conhecer a igreja. É sempre bom chegar em algum lugar e se sentir bem recepcionado, ter sempre isso em mente pode contribuir para o crescimento e tornar visitantes em membros na igreja.

A forma como somos recebidos transforma totalmente a imagem de uma igreja e até o dia de quem vai buscar uma palavra de paz. Algumas pessoas podem voltar apenas por se sentirem bem acolhidas e amadas e outras podem também nunca mais retornar por não terem uma boa impressão. 

Separamos dicas para fazer com que sua igreja possa crescer e transformar o modo como novas pessoas serão recebidas.

4 dicas para tornar visitantes em membros na igreja:

1. Ministério de recepção ou equipe de boas vindas

Em algumas igrejas elas recebem nomes como ministério de recepção ou boas vindas, mas o objetivo é o mesmo, recepcionar bem todo mundo que chega para o culto. 

Então, organize uma equipe carinhosa voltada para cumprimentar os membros e visitantes. Recepcionar com um sorriso e de forma simpática, é o essencial, você pode também ter o auxílio de placas com mensagens.

Aperto de mão entre homem e mulher

Esse contato inicial é a melhor oportunidade para mostrar como o amor de Cristo habita em nós e transformar a imagem da igreja.

2. Incentive os membros a cumprimentar os visitantes

Além de uma equipe de boas vindas, plantar a cultura de acolhimento na igreja pode transformar todo o ambiente. Como pastor ou líder, incentive a comunidade local a sempre cumprimentar os membros e principalmente os visitantes, para que eles se sintam em casa.

3. Tenha um sistema de coleta de dados

Para garantir que o visitante retorne, apenas recepcionar bem não é suficiente, é preciso continuar o trabalho. Com consentimento, realize a coleta de algumas informações para manter o contato. 

Você pode fazer isso através de uma uma plataforma de gestão de pessoas para igrejas, que vai transformar a forma como é vista a trajetória da membresia e ajudar a tornar visitantes em membros na igreja.

Conhece a Prover?

Somos uma plataforma completa para gestão de igrejas, oferecemos sistema, aplicativo e site.

Conheça a Prover

Realize o acompanhamento e cadastro dos membros e visualize toda a trajetória, desde a chegada, batismo, grupos de discipulado, etc;

Acompanhe todo o fluxo financeiro e administrativo da igreja, de forma intuitiva;

Organize convenções e eventos;

Gestão completa do ministério infantil.

4. Mantenha o contato

Depois de ter recebido de forma carinhosa e ter algumas informações sobre o visitante, agora é hora de entrar em contato. Você pode mandar uma mensagem ou ligar, mas sempre informando que faz parte da equipe de boas vindas e que deseja conhecer mais sobre o visitante.

Através desse contato, você pode orar e coletar algum pedido de oração ou então direcionar esse visitante para grupos de integração.

Leia também: 6 dicas para organizar o fluxo de informações de uma igreja

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para estar sempre atualizado dos nossos materiais.

Fique por dentro de todas as novidades!

Assine nossa newsletter para ficar ligado em todas as novidades e atualizações
do segmento cristão.